terça-feira, 30 de agosto de 2011

.Uma pequena seita ortodoxa!? Decida.



“O Marxismo é religião, é um guia para se alcançar um plano de salvação e a indicação do mal de que a humanidade, ou uma parcela escolhida da humanidade, deve ser salva. O socialismo marxista pertence também ao subgrupo que oferece o paraíso deste lado do túmulo. Parte de seu êxito, se bem que muito pequena, pode, na verdade, ser atribuída à grande quantidade de frases candentes, acusações apaixonantes e gesticulações coléricas que, prontas para serem usadas em qualquer palanque, ele colocou à disposição de seu rebanho. A humanidade não é grata a esse tipo de serviço e esquece rapidamente os nomes das pessoas que escrevem os livretos de suas óperas políticas”.

Para. Para. Que isso dá muita confusão. Tenho até medo de citar o autor. A palavra que fica é ópera.

A ÓPERA

Já não tinha voz, mas teimava em dizer que a tinha. "O desuso é que me faz mal", acrescentava. Sempre que uma companhia nova chegava da Europa, ia ao empresário e expunha-lhe todas as injustiças da terra e do céu; o empresário cometia mais uma, e ele saía a bradar contra a iniqüidade. Trazia ainda os bigodes dos seus papéis. Quando andava, apesar de velho, parecia cortejar uma princesa de Babilônia. As vezes, cantarolava, sem abrir a boca, algum trecho ainda mais idoso que ele ou tanto — vozes assim abafadas são sempre possíveis. Vinha aqui jantar comigo algumas vezes. Uma noite, depois de muito Chianti, repetiu-me a definição do costume, e como eu lhe dissesse que a vida tanto podia ser uma ópera, como uma viagem de mar ou uma batalha, abanou a cabeça e replicou:

—A vida é uma ópera e uma grande ópera. O tenor e o barítono lutam pelo soprano, em presença do baixo e dos comprimirás, quando não são o soprano e o contralto que lutam pelo tenor, em presença do mesmo baixo e dos mesmos comprimirás. Há coros a numerosos, muitos bailados, e a orquestração é excelente...

Machado de Assis.

Quanto a referencia lá de cima, procure.

Nenhum comentário: