segunda-feira, 8 de outubro de 2012

.Que frenesi, todas essas mulheres na cama.



Rezei anda, persignei-me, fechei o livro de missa e caminhei para a porta. A gente não era muita, mas a igreja também não é grande, e não pude sair logo, logo, mas devagar. Havia homens e mulheres, velhos e moços, sedas e chitas, e provavelmente olhos feios e belos, mas eu não vi uns nem outros. La na direção da porta, com a onda, ouvindo as saudações e os cochichos. No adro, onde se fez claro, parei e olhei para todos. Vi então uma moça e um homem, que saíam da igreja e pararam; e a moça olhava para mim falando ao homem, e o homem olhava para mim, ouvindo a moça. E chegaram-me estas palavras:
—Mas que queres?
—Queria saber dela; papai pergunte.
Era sinhazinha Sancha, a companheira de colégio de Capitu.

Machado de Assis

Nenhum comentário: