domingo, 10 de fevereiro de 2008

.Temia voltar aos livros de Antropologia.

A cultura humana baseia-se, essencialmente, em 4 vertentes: Ciência, Filosofia, Mística e Arte. A Arte é talvez a mais praticada, devido às suas variadíssimas formas de expressão, e, talvez, também a mais antiga. As Artes nasceram na Idade Média, sendo conhecidas como Artes Liberais. Destas emergiram dois conceitos:

. Trívio, que englobava a Gramática, a Retórica e a Dialéctica

. Quatrívio, que abrangia a Aritmética, a Geometria, a Astronomia e a Música.

Assim nasceu a primeira aparição das “Sete Artes”. No século XX, as formas de arte mudaram, acompanhando a “evolução” da sociedade. Actualmente, são elas: a Música, a Dança, a Pintura, a Escultura, a Literatura, o Teatro e o Cinema.

A Música está em todo o lado, desde o mais simples assobio ao ruído mais estrondoso, logo virá em primeiro. A Dança está associada à Música, pois até no Mundo animal se verificam rituais de acasalamento. A terceira e quarta posições são ocupadas pela Pintura e Escultura, pois desde sempre que os Primatas se dedicaram a recriar o Mundo onde viviam. Com a evolução das suas capacidades, tornou-se possível criar símbolos que representavam sons, daí a Literatura vir em quinto lugar. O Teatro é sem dúvida mais antigo que o Cinema, pois também está associado à Literatura, vindo assim em sexto lugar. Consecutivamente, a Sétima Arte é o Cinema, ocupando a posição mais conhecida da história das Artes e também a única que está bem definida.

Existem, no entanto, mais posições, como por exemplo: a oitava posição é ocupada pela Fotografia e a nona pela Banda Desenhada. Uma questão pertinente na ordenação destas Artes reside no facto de o Cinema existir porque se tinha o objectivo de dar “vida às imagens”, sendo, por isso, impossível que a Fotografia aparecesse depois do Cinema. De qualquer forma, a ordem das Artes não tem de ser necessariamente cronológica. Cabe a cada um ordenar da forma que achar mais adequada.

Nenhum comentário: