segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Uma perfeita forma de dominação autoritária: o trabalho.

Mas é interessante como ainda se insiste em criticar o Sul. É claro que é só inveja da genialidade do projeto sulista. Enquanto o resto do Brasil se esforçou para escravizar os índios e os negros, eles não. Eles só fizeram o suficiente para garantir a exploração da forma já conhecida: arrancaram a vegetação nativa, mataram todos os índios e trouxeram seus próprios escravos, poloneses, ucranianos, aí botaram todo mundo para trabalhar e pronto.

Se todo mundo gosta tanto de trabalhar porque não desistimos da felicidade preguiçosa e importamos de uma vez por todas a civilização européia? Só que daí teríamos que trazer também o que provavelmente faríamos questão de esquecer por lá: os movimentos revolucionários, as guerrilhas, o terrorismo, a anarquia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma vez ganhei um prêmio em Gramado, pelo Amor (1994), do Torero, um curta em 35 mm. Então alguém me deu parabéns e disse: “Você virou montador!”. E pensei, nossa!, virei montador por causa do prêmio. O fato é que acabei virando mesmo, não exatamente naquele dia.