domingo, 9 de maio de 2010

.Para onde vamos com tantas teorias?.

Viver em cidadania pressupõe: uma forte sensibilidade para o exercício pleno e responsável de direitos e deveres; implica uma determinação inequívoca, sem hesitações, para enfrentar as dificuldades que se deparam numa sociedade ainda pouco preparada para estes valores, exige uma aprendizagem permanente ao longo da vida e estabelece um conjunto de normativos que visam o cumprimento das regras fixadas pela comunidade, seja pelo direito positivo, seja pela via consuetudinária. A educação em geral e a educação cívica em particular desempenham, tanto neste como noutros domínios, um papel essencial na formação de cidadãos responsáveis, nas muitas dimensões que cada indivíduo contém em si mesmo e que exerce em situações e circunstâncias oportunas, porque: “A educação deve instrumentalizar o homem com um ser capaz de agir sobre o mundo e, ao mesmo tempo, compreender a ação exercida. A escola não é a transmissora de um ser acabado e definitivo, não devendo separar teoria e prática, educação e vida.” (ARANHA, 1996: 52)[i]

Rodrigues de Bártolo, D. L. Cooperação universal nos direitos humanos. Revista: Filosofia Ciência e Vida, n.22, p. 25



[i] ARANHA, M. L. A. Filosofia da Educação. SP: Moderna, 1996.



2 comentários:

Suacara.procure disse...

Naqueles momentos em que você está rodeado de gente com mais luxo e mais cultura que você, quando rolar uma pergunta muito "FOR ZILLIONAIRE BRAINS ONLY" , não precisa fingir que sabe, não. MANDA UMA FRASE FEITA, AMOR.

Passela.Também disse...

Tenho sentido falta dos seus comentários, as pessoas vão no blog e diz, ai que graça, como você escreve bem, que isso, que aquilo. Não vão lá e diz: ei, dá para pensar na grécia antiga frente esse texto. Coisas que só você descobre. Esse texto ai de cima, uma comunidade do orkut, superdigno adicionar.