Quando a luz se apaga, para onde vão as teorias, os paradigmas e as controvérsias? Ingrato mundo esse da ciência. De agitação e pluralidade perante o dia e quando chega à noite, o máximo que se houve é um devaneio embriagado. Ingrata companheira essa razão. Enquanto a claridade se esvai e os manuais se tornam ilegíveis, dos becos revelam-se ‘objetos’ (nítidos focos de pesquisa), o outro, pronto para ser desvendado, o sujo, o mal-visto, o esquecido, o pobre e o pedinte. Apagaram-se as luzes, as teorias estão resguardadas, mas o problema perambula inquieto. Acendam uma vela para que possamos compreender melhor o Estado de direito e a igualdade entre os homens.
lg
3 comentários:
Cabe a nós, perguntarmos também, onde foram parar as "luzes", as teorias e soluções milagrosas, o culto ao Deus Mercado para solucionar os problemas que esta crise muldial nos trouxe. As luzes se apagam, e algumas teorias se esvaem. Triunfam ideologicamente, mas falham desastrosamente na prática. "Tudo que era sólido se esvai no ar".
Estado de direito, democracia ? Só os vejo como conceitos abstratos, que no papel, são lindos. Mas na prática, falham miseravelmente.
isso me lembrou uma frase que escrevi, que diz o seguinte:
"O homem se tornou tão racional, que sua racionalidade se tornou sua irracionalidade."
A principio, olhando todos os beneficios de uma pessoa pensante e critica, logo achamos essa frase um verdadeiro absurdo. Mas, olhando da forma que escreveste, confirma essa frase. Estão ai as teorias, estão ai os projetos...
mas continua ai a desigualdade.
Diante de toda essa nova "racionalidade" humana, percebemos somente o movimento frenetico e irracional, de novas técnologias, de aprimoramento de técnologias, de mercado de trabalho, de economia... muito bom tudo isso, mas transformando o homem no produto de seu próprio produto... achando que está agindo, mas está simplismente patinando...
a onde está a igualdade? boa pergunta...
Estado de direito, existir além de tudo..
muito bom essa postagem,
seu blog eh d+
xD
se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/
Postar um comentário