quinta-feira, 13 de novembro de 2008

.Princípios de Sociologia.

“É preciso de fato, pôr-nos de guarda contra as conclusões prematuras, mantendo uma reserva sistemática, em presença de afirmações, e constante vigilância contra toda a série de pré-supostos e idéias feitas, com que tanto se tem amesquinhado a sociologia e estreitado a esfera do pensamento e dos métodos científicos no estudo dos problemas sociais”

Vamos problematizar que esse é o nosso papel. Estou farta de muitas coisas no âmbito universitário, mas existe um ponto em especial que não posso deixado de lado. Infelizmente a mentalidade e a ação dos pseudo-cientistas sociais da UEL (que por sinal estão em formação) foi adotar uma medida, um costume de: quando questionados por uma temática qualquer, afirmar que o que está em pauta "Fulano" já respondeu há tempos. Apenas o que posso dizer é que tal situação é deprimente, dá raiva (para não dizer a palavra que gostaria), dentre essa pequenez (meninice e insignificância) digo que o meu ponto de vista sobre pessoas desse jeito é de total desconfiança da sua bagagem intelectual (se é que eles possuem alguma). Está na hora de parar a reprodução dos manuais, pois quem tem a perder somos nós, apenas nós...e claro, a sociedade que nos paga para reproduzir a sociologia enlatada.

lg

2 comentários:

Lg. disse...

Ainda tenho que apresentar outro ponto.

Vejam que para responder a minha própria questão, o meu próprio desconforto, tive que ir em princípios de sociologia de Fernando de Azevedo. Isso fez com que eu prestasse atenção no tamanho do problema desses indivíduos que apenas reproduzem. Suas lacunas estão nas bases e eles não discutem com você - não porque seu abjeto posto em questão é inválido ou coisa do tipo -, mas porque afirmar (isso Fulano já respondeu) o retira do esforço de raciocinar e ainda (dado a resposta) ele se vale do dom da sabedoria. Uma dó.

Anônimo disse...

A crise das doutrinas provam e condenam, antes de tudo, se não unicamente, a insuficiência da documentação ou uma documentação unilateral sobre os mais delicados problemas,e , portanto, a deficiência dos processos de investigação, impregnados na sociologia.