quarta-feira, 8 de julho de 2009

.Passe mais tempo em uma biblioteca.

Nos meus anos de exílio, em Montevidéu, passei parte do tempo me desasnando nas bibliotecas públicas uruguaias. Li, ali, então, quase tudo que se escreveu sobre a América Latina. No meio desse cipoal bibliográfico, às vezes surgia uma luz. Mas minha maior surpresa, meu encantamento, foi encontrar um dia, atraído pelo título, um livro extraordinário: América Latina – Males de origem. Desde então isso me intriga. Por que ninguém sabe dele? Por que ele não exerceu nenhuma influência?


Darcy Ribeiro sobre Manoel Bomfim

Queridos Ribeiro e Bomfim, quem dera as pessoas entrassem em um constante processo de “desasnamento”, (com o perdão do neologismo copiado) e compreendessem que a partir das leituras e das reflexões poderíamos construir mudanças significativas na tentativa de tornar mais acessível a realidade social.

LG


Um comentário:

Lg. disse...

É interessante destacar que em seu livro “O Brasil nação” Bomfim convida-nos para pensar o Brasil não como caso isolado e “fadado ao fracasso”, mas pensar nossa realidade de acordo com toda a conjuntura da América Latina, também castigada e usurpada (em grande medida) pelos colonizadores, só assim teríamos uma visão de unidade e perceberíamos que somos parte de um todo que necessita de mudanças.